Resultados | Conclusões

A realização deste projeto apresentou vários benefícios no processo educativo e na atitude dos alunos face à escola:

 

  • O primeiro foi a questão disciplinar, já que os ensaios e o trabalho experimental desenvolvido, exigiu por parte dos alunos um certo grau de organização a que eles se tiveram de adaptar;

  • Verificou-se também que os alunos apresentaram uma clara assimilação de conteúdos disciplinares envolvidos: Átomos, Símbolos, Elementos químicos e suas propriedades químicas e físicas e Tabela Periódica;

  • A aquisição de competências na área do trabalho experimental de investigação, apresentando-se problemas que os alunos tiveram de resolver nomeadamente, a programação da consola Makey Makey para a música escolhida e a sua adaptação à Tabela Periódica;

  • O desenvolvimento de competências no âmbito da literacia de informação e dos média, que  decorreu das diferentes pesquisas que os alunos tiveram de efetuar, nomeadamente de imagens para a projeção de diapositivos que acompanha a apresentação musical. Foram aplicados aos alunos, em Educação Visual, inquéritos para avaliar o desenvolvimento destas competências.>

  • O desenvolvimento de competências de interpretação, audição, dicção, colocação de voz e declamação na área da Música; 

  • O desenvolvimento de competências de Inglês nomeadamente na área do vocabulário e da fonética,  uma vez que a canção da tabela periódica foi interpretada em Inglês;

  • De salientar também pela positiva a articulação de conhecimentos de diferentes áreas curriculares, que se revelou essencial para o desenvolvimento do projeto e o empenho de todos os professores envolvidos;

  • O empenho e envolvimento dos encarregados de educação relativamente à realização da APC (Atividades com os Pais no Computador) , conforme pode ser verificado pelas respostas dadas aos inquéritos sobre o desenvolvimento desta atividade em particular. Os encarregados de educação referem que aumentou o nível de diálogo com os seus educandos, tendo a APC contribuído para relacionar harmoniosamente o computador, o estudo, o diálogo familiar e a apetência pelas atividades escolares.  Os alunos mostraram grande entusiasmo pela escrita de quadras/poemas sobre elementos químicos que foram compilados num e-Book;

  • A mudança de atitude dos alunos face à disciplina de Físico-Química e à escola em geral, contribuindo deste modo para um mundo melhorconforme pode ser verificado pela análise de inquéritos aplicados aos alunos  sobre a sua atitude face à disciplina de Físico-Química e à escola, antes e depois do desenvolvimento do projeto. Foi possivel constatar que utilizar a música no ensino da química pode ser uma opção atrativa, já que esta se vai enquadrar num contexto de favorecimento de um ensino que, na maioria das vezes, é recebido como "aborrecido" pelos alunos. Diversificar o uso dos recursos didáticos nesta atividade foi  uma tentativa de superar, por parte de alguns alunos,  o desinteresse pela escola e pela Química  promovendo a reorganização em conteúdos mais aliciantes e prevenindo o abandono escolar.  É do conhecimento geral que os alunos revelam uma apetência pela audição de canções. O uso de músicas na aprendizagem de conteúdos científicos, além do seu carácter lúdico, favorece a aprendizagem de um  modo mais consistente. 

NOTA: O relatório da  interpretação das respostas dados pelos alunos aos inquéritos, foi realizado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e encontra-se no separador documentos.