Resultados | Conclusões
A realização deste projeto apresentou vários benefícios no processo educativo e na atitude dos alunos face à escola:
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O primeiro foi a questão disciplinar, já que os ensaios e o trabalho experimental desenvolvido, exigiu por parte
dos alunos um certo grau de organização a que eles se tiveram de adaptar;
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Verificou-se também que os alunos apresentaram uma clara assimilação de conteúdos disciplinares
envolvidos: Átomos, Símbolos, Elementos químicos e suas propriedades químicas e físicas e Tabela Periódica;
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A aquisição de competências na área do trabalho experimental de investigação, apresentando-se problemas que os alunos tiveram
de resolver nomeadamente, a programação da consola Makey Makey para a música escolhida e a sua adaptação à Tabela Periódica;
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O desenvolvimento de competências no âmbito da literacia de informação e dos média, que decorreu das diferentes
pesquisas que os alunos tiveram de efetuar, nomeadamente de imagens para a projeção de diapositivos que acompanha a apresentação musical. Foram aplicados aos alunos, em Educação Visual,
inquéritos para avaliar o desenvolvimento destas competências.>
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O desenvolvimento de competências de interpretação, audição, dicção, colocação de voz e declamação na área da Música;
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O desenvolvimento de competências de Inglês nomeadamente na área do vocabulário e da fonética, uma vez que a canção da tabela periódica
foi interpretada em Inglês;
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De salientar também pela positiva a articulação de conhecimentos de diferentes áreas
curriculares, que se revelou essencial para o desenvolvimento do projeto e o empenho de todos os professores envolvidos;
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O empenho e envolvimento dos encarregados de educação relativamente à realização da APC (Atividades com os Pais
no Computador) , conforme pode ser verificado pelas respostas dadas aos inquéritos sobre o desenvolvimento desta atividade em particular. Os encarregados de educação referem que aumentou o
nível de diálogo com os seus educandos, tendo a APC contribuído para relacionar harmoniosamente o computador, o estudo, o diálogo familiar e a apetência pelas atividades escolares. Os
alunos mostraram grande entusiasmo pela escrita de quadras/poemas sobre elementos químicos que foram compilados num e-Book;
- A mudança de atitude dos alunos face à disciplina de Físico-Química e à escola em geral, contribuindo deste modo para um mundo melhor, conforme pode ser verificado pela análise de inquéritos aplicados aos alunos sobre a sua atitude face à disciplina de Físico-Química e à escola, antes e depois do desenvolvimento do projeto. Foi possivel constatar que utilizar a música no ensino da química pode ser uma opção atrativa, já que esta se vai enquadrar num contexto de favorecimento de um ensino que, na maioria das vezes, é recebido como "aborrecido" pelos alunos. Diversificar o uso dos recursos didáticos nesta atividade foi uma tentativa de superar, por parte de alguns alunos, o desinteresse pela escola e pela Química promovendo a reorganização em conteúdos mais aliciantes e prevenindo o abandono escolar. É do conhecimento geral que os alunos revelam uma apetência pela audição de canções. O uso de músicas na aprendizagem de conteúdos científicos, além do seu carácter lúdico, favorece a aprendizagem de um modo mais consistente.
NOTA: O relatório da interpretação das respostas dados pelos alunos aos inquéritos, foi realizado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e encontra-se no separador documentos.